Ad imageAd image

UESB É CONDENADA NO TRT 5 POR ASSÉDIO MORAL NOS SETORES DE COMUNICAÇÃO

Conquista News
2 leitura mínima

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) confirmou a condenação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) por dano moral coletivo, em razão das práticas de assédio moral na TV e Rádio da instituição. A decisão reforça aquilo que o Sinjorba denunciou ainda em março de 2023: assédio é crime, e omissão também.

Mesmo com provas e denúncias claras, a Reitoria da UESB tentou varrer tudo para debaixo do tapete. Só depois da pressão do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de decisão liminar da Justiça, a universidade abriu uma sindicância e depois um processo administrativo disciplinar (PAD). Mas o PAD veio “sob medida”, como já dissemos: forjado para proteger quem assediou, o que deixou tudo ainda mais vergonhoso.

Agora, com a confirmação da condenação, a UESB está obrigada a mudar. Foram anos de silêncio e omissão, enquanto jornalistas eram vítimas de práticas nojentas, criminosas e covardes. Mas quatro profissionais tiveram coragem de denunciar, outros reforçaram, e o Sinjorba esteve, e continuará, ao lado deles e de toda a comunidade universitária!

Mesmo assim, o TRT 5 autorizou que o ex-diretor dos setores, afastado desde 2023, possa retornar aos cargos, apesar das denúncias. Uma decisão que alimenta ainda mais esse triste teatro dos absurdos vivido na UESB.

- Anúncio-

“A universidade foi condenada, vai pagar R$ 30 mil e terá que tomar medidas para corrigir o ambiente de trabalho. Mas, enquanto isso, tem gente comemorando em rede social, como se não tivesse nada a ver com isso”, lamenta o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

O Jurídico do Sinjorba já estuda os próximos passos. E reforçamos: nunca mais estudantes, professores ou funcionários precisam se calar diante do assédio.

Quem informa, denuncia e resiste não está só.O Sinjorba está aqui para ajudar.

Por Sinjorba

Deixe um comentário

Send this to a friend