Está sendo realizado desde a manhã desta terça-feira (21), o Mutirão Oftalmológico promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista e pelo Instituto Amai. A ação, desenvolvida por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), segue até sexta-feira (24), no Centro Cultural Glauber Rocha. Está prevista a oferta de 2.400 consultas no local, e mais 1.100 na zona rural.
A ação é direcionada a estudantes e profissionais da Rede Municipal de Ensino, e a pessoas de 10 a 65 anos com agendamento realizado pelas unidades de saúde do município. Em caso de disponibilidade de senhas, também será atendida a demanda espontânea, na mesma faixa etária. Os atendimentos são realizados das 7h às 12h e das 13h às 17h.
A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, afirmou se tratar de uma iniciativa que demonstra o compromisso do fortalecimento não apenas na Atenção Primária, mas também na especializada, como forma de dar acesso à saúde com qualidade humanizada e resolutiva aos munícipes de Vitória da Conquista. “Estamos iniciando a semana com os atendimentos do Mutirão Oftalmológico no nosso município, para atendimento da demanda reprimida em nossas unidades e atendimento às pessoas na faixa etária de 10 a 65 anos. É mais uma ação sensível da gestão municipal, atendendotanto a zona urbana quanto a rural, com regulação prévia através da Central de Marcação”, afirmou.
- Anúncio-
Coordenadora municipal da SMS, Mickaella França explicou que o objetivo da ação é atender a demanda reprimida de consultas oftalmológicas na Central de Marcação e, também na Rede Municipal de Educação. “Além disso, nosso intuito é atender a demanda espontânea de pessoas de 10 a 65 anos que estão com pedido de consulta oftalmológica. Nós estamos com quatro médicos oftalmologistas realizando esse atendimento diário, com a distribuição de cerca de 600 senhas”, disse.
A distribuição dessas senhas segue mediante atendimento preferencial (Lei nº 10.048/2000) e ordem de chegada. Mickaella Hélio Santos
O diretor médico do Instituto Amai, Hélio Santos, afirmou ser de grande importância a parceria com a Prefeitura para que a iniciativa aconteça.
“Essa ação é fundamental para que seja possível fazer a triagem da população do ponto de vista da acuidade visual e da necessidade do uso de óculos. Os médicos estão orientados, inclusive, de que todos aqueles pacientes que tiverem a demanda prescrita para o uso de óculos serão encaminhados para a escolha da armação e, posteriormente, em um prazo de 60 dias, receberão os óculos prontos com as lentes prescritas”, esclareceu o diretor, que complementou: “Não se trata de uma doação de óculos, mas sim de uma entrega de óculos de acordo com a necessidade e prescrição médica”. Ao todo, serão entregues 1.300 óculos.


Saúde dos olhos para todos
Compondo o grupo de quatro médicos, a oftalmologista Ana Cláudia Fraife afirmou se tratar de um evento muito oportuno e importante para que a população possa ter acesso ao cuidado com a saúde dos olhos. “A gente tem intenção de avaliar esses pacientes, ver a acuidade visual, detectar alguma possível patologia, como catarata, retinopatia diabética,principalmente crianças em fase escolar, porque, algumas vezes, a dificuldade do aprendizado é por alguma dificuldade ocular. Então, esse também está sendo o foco. É um evento muito interessante, a gente veio de Salvador, uma equipe multiprofissional, pra realmente atender e servir essa comunidade”, afirmou.
Uma das pacientes atendidas foi a dona de casa Veridiana Matos. Para ela, o mutirão vai ajudar com a situação da visão dela, que está comprometida. “Eu acho muito importante esse atendimento porque muitas pessoas não têm condições de pagar uma consulta oftalmológica. Ajuda bastante a gente. Eu mesma tenho dificuldade de ler, a minha visão de perto não está boa e aí eu preciso fazer o exame pra ver como é que é que está”, disse a moradora do Alto Maron.
Feliz por ter passado pela consulta, Cida Lima, moradora do bairro Nenzinha Santos, comemorou: “Eu gostei muito do atendimento, desde o começo foi maravilhoso. Tava precisando muito e consegui, graças a Deus”. Ana CláudiaVeridianaCida
A iniciativa também contemplará a zona rural. No dia 25, o mutirão chegará ao distrito de José Gonçalves, na Praça Matriz, e no dia 26 estará em Bate-Pé, ao lado da Unidade de Saúde. O Mutirão Oftalmológico tem a expectativa de atender mais de 3.500 pessoas.
Tanto no Centro Cultural Glauber Rocha quanto nos distritos, os interessados devem levar a seguinte documentação:
Cartão Sus,
Documento de identificação com foto,
Solicitação de consulta com oftalmologista,
Comprovante de residência.