O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (27) que a reunião com Lula foi “muito boa” e voltou a elogiar o presidente brasileiro. Lula, por sua vez, afirmou esperar que um acordo comercial entre Brasil e EUA deve ser finalizado nas próximas semanas.
A fala de Trump ocorre após uma reunião com o presidente Lula ontem que marcou o início formal das negociações comerciais entre os dois países em busca de uma resolução às tarifas de 50% impostas pelos EUA a produtos brasileiros. As negociações comerciais entre representantes brasileiros e americanos iniciaram já nesta segunda-feira, logo após o encontro entre Lula e Trump. Uma cúpula brasileira de alto nível, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o ministro da Economia, Fernando Haddad, irá a Washington na semana que vem para mais negociações.
Lula demonstrou otimismo com o resultado da reunião e afirmou nesta segunda-feira “acho que vamos fazer um bom acordo”, e que ligará para o presidente americano sempre que achar necessário ao longo das negociações. Horas antes, ele já havia dito que “se depender dele e de Trump, vai ter acordo”.


