Em mais um importante passo para o crescimento e fortalecimento da cultura no município, Vitória da Conquista foi aprovada para receber recursos do 2º ciclo da Lei Aldir Blanc por parte do Ministério da Cultura (MinC). A relação dos municípios habilitados foi divulgada na última sexta-feira (11), garantindo a continuidade de investimentos no fomento à cultura em todo o país.
A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), instituída pela Lei nº 14.399/2022, exige que estados e municípios utilizem pelo menos 60% dos recursos recebidos do ciclo anterior para ter acesso a novas verbas. A Política Nacional Aldir Blanc prevê o repasse de R$15 bilhões a Estados e Municípios, por meio de cinco ciclos. Vitória da Conquista cumpriu as exigências de execução dos valores recebidos para o primeiro ciclo e foi habilitada pelo Ministério da Cultura para receber novos recursos.
Para o novo ciclo, o município receberá R$2.490.710,81 reais. A distribuição dos valores será feita pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) por meio de editais, como os realizados com os recursos do primeiro ciclo, além de um valor destinado à reforma de equipamentos públicos culturais. Essa distribuição foi discutida e aprovada em reunião do Conselho Municipal de Cultura.
Assessor especial de Cultura, Alecxandre Magno destacou a importância dos novos recursos para a manutenção de políticas públicas voltadas à cultura de Vitória da Conquista. “A cultura tem contribuído com o crescimento da nossa cidade, com políticas públicas culturais. Os editais estão aí para comprovar que a gente tem contemplado vários artistas da nossa cidade, da zona rural também. O São João vem numa crescente, com um novo espaço este ano. Temos feito um trabalho transparente, seguindo todas as regras e regulamentações, junto com o apoio da sociedade civil, representada pelo Conselho Municipal de Cultura, realizando também escutas com a população. Então sermos novamente contemplados valida esse trabalho”.
- Anúncio-
Dentre as ações realizadas com os recursos do primeiro ciclo, Alecxandre apontou para os diferentes editais abertos ao longo desses últimos dois anos, que premiaram artistas, agentes culturais, entidades, coletivos e demais agentes envolvidos na cena cultural de Vitória da Conquista.
Um equipamento conquistado através da Lei Aldir Blanc é a Carreta da Cultura, que funcionará como um palco itinerante para levar diferentes linguagens artísticas para bairros, povoados e distritos, ampliando, descentralizando e democratizando o acesso à cultura para toda a população. O equipamento deve começar a operar ainda no segundo semestre de 2025.
A intenção da Secult é dar continuidade às homenagens, por meio dos editais, a artistas e importantes nomes da cultura conquistense, como as já feitas a Heleusa Câmara, J. Murilo, Geraldo Sarno, Mauré, entre outros. “Recentemente nós perdemos o nosso querido Evandro Correia, penso em homenageá-lo também com algum dos editais deste segundo ciclo, assim como outras figuras importantes. Estamos trabalhando pensando sempre no crescimento da nossa cultura. Neste segundo ciclo a gente colocou uma parte dele para a restauração de equipamentos culturais, e vamos cumprir essa meta. No primeiro ciclo conseguimos a Carreta Cultural, que estava nos planos, e esperamos que Vitória Conquista bata novamente a meta dos 60%, para a gente dar continuidade e receber esse recurso que é tão importante para as políticas públicas culturais”, completou o assessor especial de Cultura.

- Like
- Digg
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link