A Outra Conduta, banda de Vitória da Conquista, na Bahia, lançou, nesta segunda-feira (8), o single “Resiliência”, faixa que faz parte do primeiro disco de músicas inéditas do grupo, previsto para ser lançado ainda neste ano. O som, que tem toques do rock e hardcore brasileiro dos anos 2000 em sua composição, aborda a necessidade de se manter forte e seguir em frente mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho.
O lançamento marca o início de uma nova fase para a banda, popularmente conhecida no sudoeste baiano por realizar tributos ao Charlie Brown Jr. Agora, o quarteto formado por Velto Oliveira, nos vocais, Fernando Coelho, no contrabaixo, Léo Araújo, na guitarra, e Alemão, na bateria, pretende se estabelecer também como um grupo autoral dentro da cena local e nacional.
“Esse primeiro álbum é uma coisa bem experimental, a gente tá mostrando as nossas influências e as nossas vertentes, mas é tudo pensado, porque tínhamos essa preocupação de saber e entender qual é o norte da banda. A partir desse disco vamos entender o que é a Outra Conduta, o que vai embalar nosso trampo autoral”, explica Velto.
Vendo por esse lado, a letra de “Resiliência”, assinada por Velto, pode até ser vista como autobiográfica. A banda foi fundada por ele em 2010 e passou por várias formações até gravar o seu disco de estreia, produzido por Diego Oliveira, engenheiro de áudio que já trabalhou com nomes do mainstream nacional, como Supercombo e Dead Fish.
- Anúncio-
“Cara, eu falo pra galera que é uma coisa terapêutica estar no estúdio, ainda mais com um produtor como Diego, um cara que já tem uma experiência no mercado nacional e passa uma visão que a gente não tinha sobre composição, produção musical e gravação. Foi um aprendizado muito grande para a gente ter feito esse trabalho com ele”, relata o vocalista.
Sobre o que os ouvintes podem esperar do álbum, Velto adianta que “está bem diversificado em questões de sonoridade, tem umas três ou quatro músicas de hardcore, tem reggae, tem músicas com uma pegada mais rap, tem vários gêneros dentro do disco…”
O vocalista ainda revelou que o álbum terá um total de dez faixas e um pouco mais de trinta minutos de duração. O lançamento será feito de maneira independente nas plataformas de áudio nas próximas semanas.
Clique aqui e escute o novo single da Outra Conduta.
Saiba mais sobre a banda

Em atividade oficialmente desde 2010, a Outra Conduta é uma banda que veio para ficar de vez na cena de Vitória da Conquista, na Bahia, e região. Fortemente inspirada pelas melodias e letras do icônico grupo Charlie Brown Jr., o conjunto passou a receber uma maior visibilidade a partir de 2023, após fazer tributos ao CBJR em festivais de Rock e pubs da cidade.
A formação atual conta com Velto Oliveira, nos vocais, Fernando Coelho, no contrabaixo, Alemão, na bateria, e Léo Araújo, na guitarra. Geisy Meireles, responsável pelas redes sociais da banda, e Tony, o “mascote” do grupo, são os outros membros da Outra Conduta, tão importantes quanto os quatro músicos.
As influências de Chorão e suas composições também adentram no trabalho autoral da Outra Conduta, que, em julho de 2024, lançou o single “Blitz”, uma crítica ao modo como as pessoas são tratadas por autoridades, como o governo e a polícia, evidenciando a negligência vivenciada pelos cidadãos, mesmo cumprindo com os seus deveres.
A banda já foi atração de eventos consolidados de Vitória da Conquista, como o Conquista Motorock, nas edições de 2023 e 2024, e o Point do Rock, além de ter furado a bolha do Sudoeste Baiano ao se apresentar no Tias Rock, na cidade de São João do Paraíso, em Minas Gerais, marcando o seu nome também no Sudeste do país.
Proporcionando shows surpreendentes em cada nova apresentação, a banda viu a sua base de fãs crescer exponencialmente. No Conquista Motorock de 2024, a Outra Conduta teve um dos maiores públicos de todo o festival e viveu um momento único, quando os fãs cantaram uma das canções autorais do grupo.
Atualmente, o grupo se prepara para o lançamento do seu primeiro álbum, que chegará aos ouvintes ainda neste ano. Acompanhe o trabalho da Outra Conduta no Spotify e no Youtube.