Ad imageAd image

Hemoba está em estoque crítico para todos os tipos sanguíneos

Barbara Francine
3 leitura mínima
Foto: Milena Fahel/GOV-BA

Com os feriados prolongados, férias escolares e viagens, janeiro costuma ser marcado pela queda no número de doações de sangue. Desta forma, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) está com os estoques em nível crítico.

A redução compromete diretamente a capacidade de reposição dos estoques, justamente neste período, quando a demanda tende a crescer, devido ao aumento do fluxo nas estradas e, consequentemente, do risco de acidentes de trânsito. A situação eleva a necessidade de transfusões sanguíneas, além do atendimento regular a pacientes em tratamento, cirurgias e emergências.

Em Vitória da Conquista, o Hemocentro Regional atende o Hospital de Base, Hospital Crescêncio Silveira, UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Hospital Afrânio Peixoto, Hospital Esaú Matos além de mais 12 municípios próximos, por isso a demanda é constante e os estoques se esvaziam rapidamente. De acordo com Eliana Tavares, assistente social do Hemocentro, as doações neste período são fundamentais. “Precisamos de cada um de vocês para fazermos um estoque seguro em um período de alta demanda por conta do crescimento do número de acidentes onde menos pessoas comparecem para a doação”, afirmou.

Onde doar?

- Anúncio-

O Hemocentro Regional de Vitória da Conquista está localizado na Rua D, Lot. Cristo Rei, no Bairro Felícia (atrás do Hospital de Base).

Quem pode doar?

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.

No dia da doação, o voluntário não deve estar em jejum, nem ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, além de não fumar por pelo menos duas horas antes do procedimento.

É necessário ter dormido, no mínimo, seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto, válido em todo o território nacional.

Com informações do A Tarde

Deixe um comentário

Share via
Send this to a friend