Ad imageAd image

Festival Suíça Bahiana propõe novas ações de acessibilidade com Sala de Acomodação Sensorial e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Conquista News
6 leitura mínima

Evento reforça seu papel como referência em inclusão na cena cultural 

Em 2025, o Festival Suíça Bahiana segue dando passos no seu compromisso com a inclusão e a diversidade. Reconhecido por ser o primeiro festival de Vitória da Conquista a contar com intérpretes de Libras em todos os shows, iniciativa que continua nesta edição, o evento amplia suas ações acessíveis com a criação da Sala de Acomodação Sensorial, a adoção de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) e a capacitação da equipe para o atendimento e acolhimento de pessoas com deficiência.

Na Sala de Acomodação Sensorial, o público neurodivergente encontrará um ambiente acolhedor e adaptado, planejado por uma equipe multidisciplinar. O local será voltado para o acolhimento e a regulação sensorial de pessoas que possam apresentar hipersensibilidade a sons, luzes, multidões ou estímulos visuais intensos, situações comuns em ambientes de grande circulação. A montagem do espaço terá supervisão da terapeuta ocupacional Bianca Karine, do Núcleo Desenvolva, e oferecerá recursos táteis, auditivos e visuais controlados, promovendo conforto, segurança e bem-estar para que cada pessoa possa aproveitar o festival de maneira plena.

A iniciativa é realizada em parceria com a Entrelaços e tem o patrocínio do Shopping Conquista Sul. A Entrelaços é uma equipe multidisciplinar especializada no cuidado infanto juvenil, que atua com autismo e T21 (síndrome de Down), utilizando métodos terapêuticos como a ABA (Análise do Comportamento Aplicada), abordagem amplamente utilizada para o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicacionais e cognitivas. A programação do espaço conta, por exemplo, com uma aula de musicalização com o educador musical e também CEO da Entrelaços, Weldon Ribeiro, para bebês com T21.

- Anúncio-

Para Buba Oliveira, gerente de marketing do shopping, a ação reforça o compromisso coletivo com a inclusão. “Para o Shopping Conquista Sul, é motivo de orgulho apoiar uma iniciativa que une música, cultura e inclusão. Acreditamos que a arte é uma forma poderosa de conectar pessoas, e o Festival Suíça Bahiana traduz isso de maneira inspiradora. A Sala Sensorial é um espaço que amplia o acesso e a experiência musical para todos os públicos, reforçando o nosso compromisso com a acessibilidade e com ações que tornam o convívio social mais diverso, empático e humano”, diz.

De acordo com Giulia Boaretto, neuropsicopedagoga clínica e CEO da Entrelaços, as ações de acessibilidade e inclusão do festival têm como propósito tornar a arte e a cultura espaços verdadeiramente abertos a todas as pessoas. “Uma das principais iniciativas será a capacitação da equipe que atuará durante o festival, abordando temas relacionados à compreensão, acolhimento e atendimento de pessoas com deficiência. Essa formação visa ampliar o olhar dos profissionais sobre diversidade, acessibilidade comunicacional e sensorial, garantindo que todos os participantes sejam recebidos com empatia, respeito e preparo técnico”, explica.

O festival contará também com recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), como banners informativos e crachás acessíveis, que auxiliam na compreensão de informações, na interação social e na autonomia de pessoas com diferentes formas de comunicação. Esses materiais são essenciais para que a experiência cultural seja acessível, participativa e acolhedora.

Para uma das idealizadoras do festival, Ana Luiza Dias, o compromisso com a acessibilidade está no centro da identidade do Suíça Bahiana. “Acreditamos que a música e a arte devem ser vividas por todos e todas. Desde a inserção de intérpretes de Libras até a criação da Sala Sensorial, buscamos quebrar barreiras e ampliar o acesso. O FSB tem o pioneirismo como marca, e a inclusão é parte essencial dessa caminhada”.

Sobre o Festival Suíça Bahiana

Realizado anualmente, o Festival Suíça Bahiana é um dos principais eventos do calendário cultural de Vitória da Conquista, reconhecido pela Lei Municipal nº 2.415/2020. Ao longo de suas edições, já reuniu grandes nomes da música brasileira, como Emicida, Larissa Luz, Ratos de Porão, Marcelo Jeneci, Mombojó, Dead Fish, Supercombo, Pouca Vogal, Rachel Reis e Maglore, entre outros. 

O Festival Suíça Bahiana 2025 é uma realização do Coletivo Suíça Bahiana e da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista – Exemplo para a Bahia, com apoio de mídia da TV e Rádio Uesb, Capta, Dente de Leão, Mídia Ninja e Som – Sistema Operacional da Música. Conta com o apoio do Banco do Nordeste, Banco do Nordeste e Governo Federal – Do lado do povo brasileiro, Deputado Estadual Fabrício Falcão, Deputada Estadual Alice Portugal, Deputado Federal Waldenor Pereira, Shopping Conquista Sul, Quality Internet, Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Funceb e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Tem como cerveja oficial a Amstel, é filiado à Abrafin e conta com apoio financeiro da Setur – Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

SERVIÇO

O quê: Festival Suíça Bahiana – 15 anos

Quando: 18 e 19 de outubro de 2025

Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – Vitória da Conquista (BA)

Atrações: Tiquequê, ChingyKlean, Elomar, Vivendo do Ócio, J. Velloso & Recôncavo Experimental, Cabokaji, Black Pantera, Nenhum de Nós e mais

Entrada: Gratuita

Ingressos: Sympla

Mais informações: Site oficial

Deixe um comentário

Share via
Send this to a friend