De 1º a 3 de dezembro, a Prefeitura de Vitória da Conquista inicia as escutas presenciais para a elaboração do Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento que vai orientar as políticas culturais do município pelos próximos 10 anos.
Artistas, produtores, coletivos, grupos tradicionais e toda a comunidade estão convidados a participar desse processo essencial para o fortalecimento das políticas culturais locais.
As escutas públicas têm como propósito garantir a participação popular e democrática, assegurando que o plano reflita as reais necessidades e especificidades da comunidade conquistense. A partir delas, são construídas metas, diretrizes e ações que irão compor o documento final.
Segundo a secretária executiva do Conselho Municipal de Cultura, Maíza Fernandes, a contribuição da sociedade é indispensável na elaboração do Plano Municipal de Cultura para a definição das políticas culturais que orientarão o município pelos próximos dez anos, porque as contribuições apresentadas pela comunidade durante as escutas e consultas públicas permitem identificar prioridades, necessidades e expectativas reais dos diversos segmentos culturais e territoriais. Ela explica que a partir dessas manifestações, são estruturadas metas, diretrizes e ações que comporão o plano, assegurando que ele reflita a diversidade cultural local e atenda às demandas concretas da população.
- Anúncio-
“Esse processo participativo também orienta a alocação de recursos públicos, promove maior transparência e fortalece o controle social. Dessa forma, o Plano Municipal de Cultura torna-se um instrumento legítimo, democrático e representativo, capaz de garantir continuidade, equilíbrio e eficiência às políticas culturais do município ao longo da próxima década”, disse Maíza.
Confira a programação completa no Instagram do Conquista News!
Ver essa foto no Instagram


