Ad imageAd image

Enamed 2025: Duas universidades de Vitória da Conquista atingem nota máxima nos cursos de medicina

2 leitura mínima

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (19) os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de Medicina (Enamed 2025) onde os dois cursos de medicina em universidades públicas de Vitória da Conquista atingiram nota máxima.

As graduações de medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), alcançaram o conceito de excelência 5. Além dos cursos conquistenses, apenas outras duas universidades em todo o estado obtiveram o mesmo desempenho: a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Paulo Afonso.

Ao todo, 26 instituições de ensino Superior foram avaliadas na Bahia. 6 ficaram com nota 4, 3 receberam nota 3 (satisfatória) e quase metade, ou seja, 12 das avaliadas ficaram abaixo da média (nota 2), indicando que a maior concentração está nas faixas intermediária e baixa de avaliação.

Em Vitória da Conquista, a Ayfa Faculdade de Ciências Médicas de Vitória da Conquista obteve o resultado 2, considerado insatisfatório.  De acordo com o Ministério da Educação (MEC), cursos com notas insatisfatórias estão passíveis a sofrer sanções.

Por meio de nota enviada ao jornal Correio, O grupo Afya, responsável pela administração da faculdade, apontou que aguarda esclarecimentos técnicos por parte do MEC e do Inep (Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame. “Análises de instituições de todo o país indicam divergência de dados entre os que foram reportados como insumos, em dezembro passado, em relação ao número de estudantes proficientes de seus cursos, e os divulgados”.

Enamed

Criado em abril de 2025, o Enamed é a adaptação do Exame Nacional de Avaliação dos Estudantes (Enade) para estudantes concluintes do curso de medicina, com o objetivo de avaliar a formação médica no Brasil. O exame é obrigatório e o resultado obtido pelo estudante pode ser usado para ingressar nos programa de residência médica unificados do Ministério da Educação.

Nenhum comentário
Share via
Send this to a friend