Ad imageAd image

Dia D de Conscientização às hepatites virais será na Praça Nove de Novembro nesta segunda-feira, 28

Conquista News
3 leitura mínima

O dia 28 de julho, Dia D da campanha Julho Amarelo, é lembrado pela conscientização e prevenção das hepatites virais. Neste Dia Mundial de Luta, ações são realizadas para chamar a atenção da população também sobre a importância do diagnóstico precoce.

As hepatites virais são inflamações que atacam o fígado e podem ser causadas por diferentes vírus (A, B, C e D). A transmissão pode acontecer por contato sanguíneo, compartilhamento de seringas e objetos cortantes, relações sexuais desprotegidas, transmissão vertical (de mãe para filho). O maior número de mortes relacionadas às hepatites, no Brasil, é provocado pela hepatite C.

Neste Dia D (28), em Vitória da Conquista, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav), realiza uma programação das 8h30 às 16h30, na Praça Nove de Novembro, com distribuição de preservativos, explicações sobre a transmissão, tratamento e acompanhamento das hepatites virais, além de vacinação contra a hepatite B e atualização do cartão de vacina.

Segundo a coordenadora do Caav, Edilane Borges, as ações foram divididas nesse mês de julho entre atividades internas e externas, com intensificação da testagem, educação permanente com profissionais de unidades prisionais, consultório na rua e profissionais da atenção básica. “Intensificamos a testagem e vacinação em profissionais de saúde, que é um público que está exposto e é prioritário para o Ministério da Saúde na intensificação das ações”, disse, acrescentando que além dos profissionais de saúde, também foi intensificada a testagem com profissionais do sexo, usuários de drogas, pessoas vivendo em situação de liberdade privada.

- Anúncio-

Em Vitória da Conquista, no ano passado, foram notificados 220 casos suspeitos de hepatites virais no município, resultando em 13 casos confirmados de hepatite B, e 17 de hepatite C.

De janeiro a junho de 2025, foram 81 casos suspeitos, com 11 confirmações de hepatite B, e 4 de hepatite C. Atualmente, 57 pacientes com hepatite B, e 3 com hepatite C estão em tratamento medicamentoso no Caav. Em 2025, foi registrado um óbito com causa básica hepatite B.

Deixe um comentário

Send this to a friend