Ad imageAd image

Conquista: Câmara de Vereadores media reunião para discutir retomada dos serviços do Unimec pelo SUS

3 leitura mínima

Representantes da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista se reuniram, na manhã desta quinta-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Saúde para discutir a situação do fim do contrato entre a Prefeitura e o Hospital Unimec, previsto para o próximo dia 28 de fevereiro.

O anúncio de que o hospital deixará de atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município gerou preocupação, sobretudo porque a unidade é referência em atendimentos de pronto-socorro, urgência e emergência, além de disponibilizar leitos clínicos e cirúrgicos vinculados à Prefeitura.

Diante do cenário, a vereadora Cris Rocha (MDB), 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, solicitou a reunião com o objetivo de buscar esclarecimentos e dialogar sobre alternativas que evitem prejuízos à população. Também participaram do encontro a vereadora Lara Fernandes (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde; o vereador Ricardo Babão (PCdoB), membro da Comissão; e os vereadores Gabriela Garrido (PV), Léia Meira (PSD), Ricardo Gordo (PSB), Dinho dos Campinhos (Republicanos), Subtenente Muniz (PDT) e Adinilson Pereira (UB).

Durante a reunião, Cris Rocha destacou a importância do diálogo institucional e da atuação conjunta entre Legislativo e Executivo. “Nós sabemos da grande importância desse hospital no atendimento de urgência e emergência e também nos leitos clínicos e cirúrgicos, e a população não pode ficar desassistida. Então, buscamos diálogo com a Secretária, para entender qual é essa problemática e buscar soluções para que a nossa população não fique desassistida”, explicou a vereadora. 

Representando a Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Ricardo Babão reforçou o compromisso do Legislativo em acompanhar de perto a situação. “Estamos aqui lutando pela saúde e também para levar o que é de verdade para a população, para esclarecer o que está acontecendo. Eu tenho certeza, com a fé em Deus, que a força do Legislativo, com a parceria com o Executivo, vamos chegar a um denominador comum e as pessoas não vão ficar desassistidas. Vamos chegar a um acordo para o Unimec não fechar as portas para aqueles que mais precisam. E o Unimec ajuda muito no atendimento da nossa cidade”, pontuou o vereador. 

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, explicou que a decisão partiu da própria instituição hospitalar e que a pasta já está adotando as providências necessárias. Ela também destacou a importância da reunião com a Câmara de Vereadores. 

“Já estamos tomando os devidos encaminhamentos, sempre em discussão com toda a equipe e também em diálogo com o próprio hospital. Recebo, sim, com muita alegria os vereadores aqui na Secretaria de Saúde, porque é dessa forma que construímos cada vez mais uma saúde fortalecida para melhor atender aos nossos usuários”, pontuou Maron. 

Com informações da ASCOM Câmara

Nenhum comentário
Share via
Send this to a friend