De 1º de janeiro a 10 de novembro deste ano, a atenção primária de Vitória da Conquista registrou 11.903 casos de Síndrome Gripal (SG), quadro caracterizado por sinais e sintomas respiratórios agudos provocados por vírus respiratórios.
As pessoas com síndrome gripal apresentam sintomas como febre, calafrios, dores musculares, tosse, dor de cabeça, coriza e dor de garganta. Em casos mais graves, pode ocorrer complicações respiratórias, levando à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Amanda Lima, a população deve procurar a vacinação para reforçar a proteção contra as doenças respiratórias e diminuir o risco de complicações. “A vacinação é a principal ferramenta de prevenção para evitar o adoecimento, reduzir internações hospitalares e óbitos.” Ela reforça que hábitos como higiene das mãos, etiqueta respiratória, uso de máscaras em caso de sintomas, isolamento quando indicado, distanciamento físico, testagem para Covid-19 e avaliação profissional contribuem para evitar a circulação de vírus.
Cobertura Vacinal
- Anúncio-
A vacinação contra influenza está disponível para toda a população desde maio e segue sendo aplicada em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural. A cobertura atual é de 60,09% entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos, 49,73% entre gestantes e 48,80% entre idosos com 60 anos ou mais. Além das unidades fixas, a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido ações em escolas e empresas para facilitar o acesso às vacinas. A imunização contra Covid-19 também permanece disponível, enquanto a vacina para o vírus sincicial deve chegar ao município até o fim deste mês.


