Ad imageAd image

Esportistas repudiam fechamento antecipado da pista de skate do Ginásio Raul Ferraz

Conquista News
3 leitura mínima

Os esportistas de Vitória da Conquista estão indignados com uma medida adotada pela Secretaria Municipal de Esportes. Segundo eles, o secretário Chico Estrela assinou um decreto determinando o fechamento da pista de skate, bike, BMX e patins do Ginásio de Esportes Raul Ferraz às 18h, com apagamento das luzes e atuação da Guarda Municipal para retirada dos usuários.

O documento, datado de 28 de agosto de 2025, determina a suspensão provisória da prática do skate a partir das 18h, “até que seja feito o cadastramento de todos os praticantes que fazem uso do local”. O texto justifica a medida afirmando que a decisão tem como objetivo “garantir a qualidade da prática esportiva, a segurança dos praticantes, dos servidores públicos, bem como a responsabilidade de zelo no espaço público”.

No entanto, os esportistas rebatem: segundo eles, o chamado “decreto” do Secretário de Esportes é inválido, porque somente a Prefeita pode expedir decretos — essa é uma competência exclusiva do Chefe do Executivo. Ao usurpar essa função, o Secretário teria cometido um ato arbitrário, que se configura em abuso de poder, além de violar o direito constitucional ao esporte e ao lazer, garantido nos artigos 6º e 217 da Constituição Federal.

A decisão gerou forte reação entre skatistas e ciclistas, que alegam discriminação e apontam que, enquanto a pista foi fechada mais cedo, outras atividades esportivas continuaram normalmente até as 22h no ginásio.

- Anúncio-

O grupo, formado por praticantes e representantes das modalidades, inclusive atletas federados, prestou boletim de ocorrência e avalia ingressar com ação judicial contra a Prefeitura.

Nesta semana, o caso ganhou maior repercussão após a divulgação de um vídeo feito por um pai de uma criança autista, frequentadora da pista. Ele relatou que, por trabalhar durante o dia, só consegue levar o filho para brincar e socializar no período da noite, sendo surpreendido com a medida de fechamento antecipado.

De acordo com os usuários, o argumento repassado é de que há consumo de drogas no local e, por questões de segurança, o espaço estaria sendo fechado mais cedo. No entanto, os esportistas defendem que a Prefeitura adote outras soluções, como reforço da segurança e fiscalização, em vez de restringir o direito ao uso da pista.

Eles reivindicam que o ginásio mantenha o horário regular de funcionamento até as 22h, como ocorre com as demais modalidades esportivas que utilizam o espaço.

Deixe um comentário

Share via
Send this to a friend