Ad imageAd image

Em ato de vandalismo, incêndio destrói tubulações recém-adquiridas para obra de macrodrenagem no Panorama

Conquista News
3 leitura mínima

Na noite do último sábado (26), por volta das 23h, um ato de vandalismo causou um incêndio em tubulações de PEAD adquiridas pela Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (Emurc) para a continuidade da obra de macrodrenagem no Loteamento Panorama.

O material havia chegado na cidade na sexta-feira (25), e estava armazenado em um terreno localizado na Rua Bela Vista, onde aproximadamente 30 tubos em Polietileno de Alta Densidade (PEAD) foram completamente destruídos pelas chamas, gerando um prejuízo estimado em R$123 mil à empresa — além dos transtornos à população do bairro, que aguarda a conclusão das obras de macrodrenagem para o fortalecimento do sistema de escoamento das águas das chuvas.

- Anúncio-

Registro dos equipamentos na véspera do incêndio

O Corpo de Bombeiros foi acionado por moradores da região e conteve o incêndio antes que o fogo se alastrasse para residências próximas, evitando maiores danos.

A Emurc já está tomando as providências cabíveis e colaborando com as autoridades para a apuração dos fatos. A empresa reforça o compromisso com a continuidade das obras e a segurança da população, e repudia veementemente qualquer ato de vandalismo que comprometa o patrimônio público, prejudique o andamento de obras essenciais e coloque em risco a segurança da comunidade.

Macrodrenagem

O Panorama recebe um investimento de aproximadamente R$ 10 milhões na obra de macrodrenagem. No local, já foram instalados 3 mil metros de tubulação, totalizando 9. 953 m² de área impermeabilizada.

Também está em construção a bacia de detenção na parte mais baixa do Panorama, responsável por receptar as águas da chuva e evitar que elas continuem causando danos aos moradores. Esse reservatório está ligado ao principal canal de drenagem do loteamento Santa Cecília, para onde a água será escoada. 

Com estrutura em pedra para conter o material acumulado, cada célula terá um desnível de dois metros e meio em relação à outra, para facilitar a redução da força da água das chuvas. Além dessa estrutura, o trabalho também irá contemplar o plantio de grama no local para evitar erosões no solo.

Deixe um comentário

Send this to a friend