A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, nesta quinta-feira (19), os dois primeiros casos de Mpox no estado em 2026. Um dos pacientes está internado no Hospital Geral de Vitória da Conquista. De acordo com a Sesab, além do caso confirmado, outros dois casos suspeitos estão sendo investigados pelas autoridades de saúde na cidade.
O segundo caso confirmado no estado é considerado importado. Trata-se de um paciente que saiu da cidade de Osasco (SP) com destino a Salvador.
Por meio de nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista informou que o caso confirmado no Hospital de Base trata-se de uma mulher, na faixa etária de 30 a 39 anos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a paciente não é residente de Vitória da Conquista. A cidade de origem da paciente não foi informada.
A mulher foi admitida na unidade hospitalar no dia 5 de fevereiro, apresentando quadro de lesões cutâneas vesiculares e crostas. Após investigação clínica e realização de exames laboratoriais, o diagnóstico de Mpox foi confirmado.
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece ainda que a paciente também testou positivo para catapora; no entanto, o quadro clínico predominante é compatível com Mpox A paciente permanece internada em isolamento, apresentando boa resposta ao tratamento e evolução clínica satisfatória.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que não há registro de caso de paciente residente no município até o momento e segue adotando todas as medidas de vigilância e controle previstas nos protocolos sanitários, mantendo o monitoramento da situação para garantir a segurança da população.
O que é Mpox?
A Mpox é uma doença viral que pode provocar sintomas como:
• Febre
• Dores no corpo
• Inchaço dos gânglios
• Lesões na pele
A transmissão ocorre principalmente por contato próximo com pessoa infectada, contato com lesões cutâneas ou com objetos contaminados. Os órgãos de saúde orientam que, ao apresentar sintomas suspeitos, a população procure atendimento médico imediatamente e evite contato próximo com pessoas que apresentem lesões de origem desconhecida.
O Conquista News segue acompanhando o caso e trará novas informações a qualquer momento.


