Atendimento na Unidade de Saúde Campinhos
Em Vitória da Conquista, a promoção à saúde da mulher é uma prioridade da gestão municipal, que oferta atendimento para o público feminino em diferentes fases da vida, desde o nascimento, adolescência, início da atividade sexual, fase adulta, climatério e terceira idade, incluindo atendimentos na atenção primária à saúde, atenção especializada e de urgência e emergência.
- Anúncio-
Seguindo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher, a Secretaria Municipal de Saúde busca promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres conquistenses, mediante a garantia de direitos legalmente constituídos e ampliação do acesso aos meios e serviços de promoção, prevenção e assistência e recuperação da saúde.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, o governo municipal tem investido na promoção da saúde da mulher com investimentos em todas as esferas do cuidado, atenção primária, especializada e alta complexidade. “Em 2024, nós fizemos um grande mutirão com a carreta da saúde, quando realizamos 5.429 mamografias e 4.653 ultrassonografias mamárias, além da oferta por contrato com outros prestadores”, disse.
Além da unidade móvel, as unidades de saúde realizaram 10.997 exames preventivos do colo do útero no em 2024. “São dados que refletem a prioridade da saúde integral da mulher por parte da gestão municipal”, explicou Fernanda. Ela lembrou que em breve, a população feminina contará com o Serviço Especializado de Atenção à Mulher e a Infância (Seami), que garantirá o atendimento integral em saúde para mulheres e crianças.
Fernanda Maron
As unidades de saúde, por serem a porta de entrada das usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo fato de ser a ordenadora do cuidado na rede, assumem papel de grande importância na saúde das mulheres. Nas unidades, a mulher é acompanhada em suas necessidades desde o nascimento até a terceira idade.
Conforme dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), 151.274 mulheres estão vinculadas às unidades de saúde, o que representa 54,30% dos cidadãos vinculados. Em 2024, foram realizados um total de 252.539 atendimentos para mulheres da rede básica de saúde.
Maria Aparecida
Na Unidade de Saúde Campinhos, Maria Aparecida Silva Romão, de 59 anos, moradora do residencial Campo, conta com atendimento clínico, odontológico e saúde da mulher. “O atendimento aqui é muito bom e importante para nossa comunidade que é muito necessitada. Faço o preventivo com enfermeira, ela tem todo cuidado por conta da minha idade. Sempre que posso participo das palestras, sempre tem algum evento relacionado à saúde da mulher. Aqui eu me sinto cuidada”, disse.
Mirian Gonçalves, de 25 anos, moradora do residencial Margarida, está com 32 semanas de gestação e faz seu acompanhamento de pré-natal na Unidade de Saúde Campinhos. Para ela, o atendimento é fundamental para o acompanhamento da saúde de seu bebê e dela. “Eu me surpreendi com o atendimento daqui, me senti muito acolhida e cuidada. Considero um privilégio ser atendida dessa forma em um posto de saúde do SUS, onde a demanda é muito grande. Aqui encontrei tudo que eu precisava já na primeira consulta, como a vacina e solicitações de exames de sangue. Eu estou muito feliz por meu bebê ter esse acompanhamento e toda vez que eu precisei de médico aqui, eu fui atendida”, relatou.
Mirian
Em diferentes fases da vida, várias ações são ofertadas ao público feminino nas unidades de saúde.
Ações ofertadas ao público de mulheres na Atenção Básica:
Prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento dos cânceres de mama e útero através de ações: educativas, consultas individuais, solicitação de mamografia, coleta de citopatológico (preventivo) bem como articulação com a rede de Saúde Municipal para exames e tratamentos complementares;
Planejamento reprodutivo através de grupos educativos, consultas individuais e oferta de métodos contraceptivos;
Pré-natal de risco habitual e todas as atividades que envolvem o acompanhamento da gestante bem como binômio mãe-filho;
Acompanhamento puerperal;
Encaminhamento para Pré-natal de alto risco no Hospital Municipal Esaú Matos;
Atividades de mobilização em consonância com as campanhas e datas comemorativas, como: janeiro verde, março mulher, maio materno, outubro rosa, agosto dourado, 21 dias de ativismo;
Acolhimento a mulheres em situação de violência sexual e/ou doméstica bem como articulação com a rede de saúde e socioassistencial para atenção integral. Participação das Campanhas de enfrentamento e combate à violência, como os 21 dias de ativismo;
Atividades voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que vão desde ações educativas, bem como oferta de testes rápidos diagnósticos para sífilis, hepatites e HIV, tratamento oportuno e articulação com Centro de Referência de Apoio à Vida(CAAV);
Assistência aos problemas/queixas no âmbito da saúde das mulheres assim como articulação com a rede para encaminhamentos de exames e consultas com especialistas como ginecologistas, mastologistas e obstetras;
As mulheres em situação de rua são acompanhadas pelas equipes de Consultório na Rua, com acesso a exames e consultas disponibilizados pela rede, recebem métodos contraceptivos e são acolhidas em suas necessidades bio-pscio-sociais, sendo referenciadas para os dispositivos da rede. Durante a pandemia, por exemplo, com ampliação da oferta de abrigamento, várias mulheres foram acolhidas e testadas para Covid-19.
Além disso, as mulheres tem acesso a todos os serviços ofertados pela Atenção Básica.
- Consulta de enfermagem;
- Consulta médica;
- Consulta odontológica;
- Consulta de HIPERDIA – Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos;
- Controle e acompanhamento de Hanseníase e Tuberculose;
- Coleta de exame citopatológico – (Preventivo);
- Dispensação de medicamentos;
- Aferição de pressão arterial;
- Verificação de glicemia capilar;
- Vacinação;
- Curativo;
- Retirada de pontos;
- Pequenas suturas;
- Drenagem de abscesso;
- Lavagem de ouvido;
- Visita domiciliar;
- Administração de medicamentos;
- Testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites;
- Teste rápido para gravidez;
- Triagem Pré-Natal;
- Nebulização;
- Antropometria;
- Sala de espera;
- Atividades na escola, incluindo o Programa Saúde nas Escolas – PSE;
- Palestras e atividades educativas em grupo;
- Levantamento de Odontológico com finalidade epidemiológica;
- Escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor ;
- Marcação de exames e procedimentos;
- Práticas corporais e atividades físicas.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link