Ad imageAd image

Outubro Verde: Prefeitura intensifica ações de prevenção às sífilis adquirida e congênita

Conquista News
3 leitura mínima

Até o final de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, realiza a campanha Outubro Verde, voltada para o combate às sífilis adquirida e congênita. A programação conta com palestras e sensibilização para testagem nas unidades de saúde e em algumas empresas e também capacitação para atualização dos profissionais da rede municipal de saúde.

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que, quando não tratada, acarreta graves prejuízos à saúde, cujo desfecho mais desfavorável é a sífilis congênita, transmitida de mãe para filho durante a gestação. Mas é passível de controle desde que a mulher seja diagnosticada e tratada adequadamente durante a gestação.

Em Vitória da Conquista, no ano de 2023, foram notificados 645 casos de sífilis adquirida; 118 casos confirmados de sífilis em gestante e 24 casos de sífilis congênita. Em 2024, dados preliminares até o dia 30 de setembro, foram confirmados 422 casos de sífilis adquirida; 91 casos de sífilis em gestante e 11 casos de sífilis congênita.

- Anúncio-

Nesta semana, nos dias 9 e 10, a equipe do Caav, em parceria com a Vigilância Epidemiológica e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest), realizou uma ação de prevenção com os colaboradores da empresa Coca-Cola”, disse a coordenadora do Caav, Edilane Borges, explicando que o objetivo da realização dessas ações nas empresas privadas é fazer a captação precoce e promoção da saúde. “Nosso trabalho foi organizado da seguinte forma: o Caav com teste rápido, a Vigilância com a parte de prevenção e orientação, e o Cerest com a prevenção e orientação sobre o trabalho”, informou.

Já na Unidade de Saúde da Família (USF) Miro Cairo, o dia D dedicado à campanha aconteceu nesta sexta-feira (11), com palestra e oferta de teste rápido para os usuários que passaram pela unidade. “Essa ação é muito importante, pois temos observado um aumento no número de casos de sífilis. É uma doença que pode ser transmitida de mãe para filho durante a gestação, que pode causar aborto ou má formação do feto. É uma doença que tem cura e quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, a gente inicia o tratamento e evita complicações da doença ” explicou a enfermeira do USF Miro Cairo, Paula Barbosa.

Viviane Fernandes, de 22 anos, moradora do loteamento Miro Cairo, aproveitou sua ida à unidade para realizar o teste. “Antigamente, o acesso a estes exames era difícil demais, e hoje é só vir ao nosso posto. Então, não tem desculpa para a gente procurar o melhor para a nossa saúde, e a sífilis tem cura e o tratamento é feito aqui na unidade sem precisar se deslocar para o Centro”.

Send this to a friend