O presidente da Câmara dos deputados, Arthur Lira (PP-AL), defendeu a autonomia do Banco Central (BC) nesta quinta-feira, 9, depois das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à gestão do presidente da autarquia, Roberto Campos Neto.
Para Lira, a independência dos Bancos Centrais é “uma marca mundial”. Ele afirmou também que, na Câmara, não haverá recuo sobre o tema. “Tenho a escuta, a tendência do que a maioria do plenário pensa”, disse o deputado. “Com relação à independência do Banco Central, esse assunto não retroagirá.” O parlamentar salientou que a autonomia da instituição financeira foi o modelo escolhido pelo Congresso Nacional.
Livre de interferência política, a instituição financeira ganha mais credibilidade com investidores nacionais e estrangeiros, visto que há a sensação de maior segurança jurídica. Consequentemente, há melhora na economia do país. O risco-país, que indica o nível de estabilidade econômica para investidores decidirem em qual nação aplicar dinheiro, melhora em virtude da segurança fornecida pela independência do Banco Central.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link