Ad imageAd image

Carros fumacê iniciam pulverização de inseticida em 10 localidades do município a partir desta sexta, 26

Conquista News
2 leitura mínima

Após solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desta sexta-feira (26) até o dia 10 de agosto, nove carros fumacê da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) prestarão apoio às ações de combate ao Aedes aegypti no município, fazendo a pulverização de inseticida de ultrabaixo volume (UBV) em 10 localidades da zona urbana e rural.

As equipes do fumacê farão cinco ciclos de trabalho em cada localidade, com três dias de intervalo entre eles: no início da manhã, das 5h às 8h, e a noite, das 18h às 22h. Os veículos estão autorizados a transitar pelas ruas em qualquer sentido das vias (mão e contramão), com pisca alerta ligado, em velocidade de 15 km por hora.

Confira as localidades contempladas nesta etapa:

- Anúncio-
  1. Alto da Boa Vista
  2. Brasil
  3. Candeias
  4. Centro
  5. Guarani
  6. Patagônia
  7. Inhobim
  8. Lagoa das Flores I
  9. Lagoa das Flores II
  10. Bate-Pé

De acordo com o coordenador do Centro de Controle de Endemias da SMS, Renato Araújo, essas localidades foram selecionadas com base nos critérios de maior índice de infestação nos últimos levantamentos e com maior número de notificações suspeitas de arboviroses – dengue, zika e chikungunya.

Ao todo serão nove veículos fumacê da Sesab, fazendo a pulverização do inseticida numa área 2037,5 hectares do município, alcançando 760 quarteirões e 41.768 imóveis. Cerca de 1.380 litros de inseticida serão utilizados no processo de nebulização.

O coordenador ainda alerta: “os criadores de abelhas que possuem criadouros nessas localidades devem cobrir os cortiços pela manhã e no fim da tarde, para evitar que o inseticida elimine também as abelhas durante a pulverização”.

O fumacê é um recurso que possui critérios restritos para ser autorizada pela Sesab, por ser agressiva ao meio ambiente, e que elimina somente os mosquitos na fase adulta. Por isso, a principal forma de eliminar as larvas e a proliferação do mosquito ainda é com os hábitos preventivos de cada morador, que deve contribuir com o combate ao Aedes aegypti.

Deixe um comentário

Send this to a friend