O ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou na última segunda-feira que a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, deve aprovar até dezembro o uso da vacina 100% brasileira, desenvolvida pelo Instituto Butantan.
“A nossa programação é para ter a vacina em campo, sendo utilizada no Programa Nacional de Imunização no ano que vem, já, 2026. E eu acho que nós temos condições de dar segurança em relação a isso. A Anvisa está nos seus detalhes finais de diálogo, checagem com o Instituto Butantan, com os dados apresentados. Sobretudo, eficácia, grupos populacionais, tudo para análise final do registro”, disse o ministro.
Padilha explicou que o Comitê Técnico do Programa Nacional de Imunização vai definir, após o registro da vacina, qual a faixa etária e estratégia de distribuição. A vacina é destinada a pessoas com idade entre 2 e 59 anos.
O ministro informou ainda que 40 milhões de doses da vacina serão entregues no próximo ano. A fabricação em larga escala será feita pela farmacêutica chinesa WuXi Biologics.


