O esquerdista Yamandú Orsi, da opositora Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai nas eleições deste domingo, marcando a volta do poder da esquerda no país após cinco anos, apontaram as mais importantes bocas de urna do país após o encerramento da votação do segundo turno.
Segundo as projeções, as distâncias entre Orsi e o candidato da coalizão de centro-direita, Álvaro Delgado, foram mínimas, de 3% a menos de 1%, conforme indicavam as pesquisas eleitorais nas últimas semanas.
O resultado oficial ainda não foi divulgado pelo órgão eleitoral, mas, até o momento, Orsi já contabiliza 49,56% dos votos, contra 46,17% de Delgado, com 91% das urnas apuradas em todo o país.
Em seu primeiro discurso, em frente a uma multidão de eleitores na sede da Frente Ampla, Orsi agradeceu a todos e disse ter respeito aos que têm opiniões diferentes, afirmando que também são “construtores da democracia”. Ele destacou ainda que é necessário que todos, independentemente das diferenças, “ajudem a construir um país melhor”, com base no debate de ideias:
- Anúncio-
— Eu serei o presidente que construirá uma sociedade mais integrada, onde, além disso, apesar das diferenças, jamais ninguém poderá ficar para trás do ponto de vista econômico, social e político — acrescentou Orsi ao lado de Carolina Cosse, a vice-presidente eleita.
Pouco depois dos primeiros números não-oficiais serem divulgados, o presidente Luis Lacalle Pou, impedido constitucionalmente de disputar a reeleição, reconheceu a derrota da direita e convidou o esquerdista a iniciar o processo de transição “imediatamente.”
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link