Ad imageAd image

Audiência Pública Debate Soluções para o Anel Viário e Duplicação da BR-116 em Vitória da Conquista

Conquista News
4 leitura mínima

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na noite desta segunda-feira (28), uma audiência pública para debater a urgente necessidade de intervenções no Anel Viário e a duplicação da BR-116. A reunião mobilizou representantes do poder público, movimentos sociais, sindicatos, empresários e a sociedade civil em torno de um tema central: a busca por soluções concretas para os graves problemas de mobilidade que afetam diariamente milhares de motoristas e moradores da região.

Proposta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), a audiência teve como objetivo central reunir demandas, sugestões e críticas que possam subsidiar um documento oficial a ser apresentado durante a audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevista para o próximo dia 8 de maio. “Todo esse tráfego do Anel Viário, das entradas e saídas de Vitória da Conquista, precisa ser amplamente debatido para que possamos apresentar soluções efetivas. Daqui, sairá um documento consolidando as principais demandas de Conquista e da região”, afirmou Cordeiro.

O encontro, realizado no Plenário Vereadora Carmen Lúcia e transmitido pela Rádio Câmara 90.3 FM, contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, do vice-prefeito Aloísio Allan, do deputado estadual Tiago Correia (líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia), do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, além de representantes de sindicatos, empresas e movimentos sociais, como o “Duplica Sudoeste”, liderado pelo empresário Zé Maria Caires.

Durante sua fala, o deputado Tiago Correia ressaltou que a posição estratégica de Vitória da Conquista como eixo de ligação regional exige que as obras de duplicação e a construção de viadutos e passarelas nos trechos urbanos sejam tratadas como prioridade. O parlamentar reforçou ainda que a segurança viária depende da execução dessas intervenções.

- Anúncio-

A prefeita Sheila Lemos também enfatizou a importância de unir forças para cobrar do governo federal e estadual a realização dessas obras estruturantes, que há anos são reivindicadas pela população.

Outro ponto amplamente discutido foi a situação das concessões rodoviárias. Com a iminente saída da VIABAHIA, responsável pela administração da BR-116, cresce a preocupação sobre quem assumirá a responsabilidade pelas obras necessárias. “Já esperamos muito tempo por intervenções, tanto no Anel Viário quanto na duplicação da BR-116. Agora, com a saída da VIABAHIA, fica a dúvida: para quem vamos direcionar essas cobranças? Conquista precisa estar unida neste momento para garantir que as melhorias saiam do papel o mais rápido possível”, alertou Ivan Cordeiro.

Segundo o presidente da Câmara, além de identificar as principais demandas, a audiência também teve como propósito levantar projetos e estimativas de custos, com o intuito de viabilizar a captação de recursos através de emendas parlamentares e investimentos diretos. “Queremos transformar essas reivindicações históricas em ações concretas”, reforçou.

A mobilização desta segunda-feira foi mais uma demonstração do esforço coletivo para assegurar melhorias na infraestrutura viária, buscando salvar vidas e impulsionar o desenvolvimento sustentável de Vitória da Conquista e de toda a região sudoeste da Bahia.

Deixe um comentário

Send this to a friend