A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário para o futebol brasileiro de 2025, com várias novidades que visam otimizar a temporada e atender a compromissos internacionais. A principal alteração será a ampliação do Campeonato Brasileiro da Série A, que passará a ter 10 meses de duração, entre 29 de março e 21 de dezembro. Essa mudança reflete a necessidade de ajustes no calendário para acomodar as datas da FIFA e o Mundial de Clubes, previsto para ocorrer de 15 de junho a 13 de julho, período em que o Brasileirão ficará paralisado.
A antecipação da temporada também impacta os campeonatos estaduais. As competições regionais começarão mais cedo, em 12 de janeiro, e terão seu término antecipado para 26 de março, com o objetivo de liberar datas para as competições nacionais e internacionais. A mudança visa otimizar a temporada e reduzir o impacto das convocatórias da seleção, além de possibilitar um calendário mais fluido para clubes e jogadores.
Durante o período do Mundial de Clubes, o Campeonato Brasileiro será interrompido, mas o torneio nacional continuará com paralisações para as datas FIFA. “O Brasileiro vai durar 10 meses, incluímos a pausa durante o Mundial de Clubes da FIFA e ainda conseguimos manter as Datas FIFA sem jogos no calendário brasileiro”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
A nova estrutura do calendário também traz alterações na Copa do Brasil. A partir de 2025, as semifinais da competição serão realizadas nos finais de semana, seguindo a tendência adotada pela CBF em 2024, que visa atender ao crescente interesse e à demanda de torcedores. As competições internacionais, como a Libertadores e a Copa Sul-Americana, seguirão até novembro, com previsão de término em 29 e 22 de novembro, respectivamente.
- Anúncio-
Ednaldo Rodrigues destacou que o novo calendário foi elaborado após amplo diálogo com clubes e federações, com o objetivo de proporcionar um planejamento mais equilibrado para as equipes e jogadores, garantindo uma temporada mais regular e com menos interrupções. “Buscamos um calendário que ofereça estabilidade para as competições nacionais, ao mesmo tempo em que respeita a participação dos clubes em competições internacionais e as necessidades de descanso dos jogadores”, completou o presidente da CBF.
Outro aspecto importante do novo cronograma é o recesso de 30 dias no final da temporada, além de um intervalo de 14 dias para a pré-temporada e um recesso de meio de temporada de 15 dias para os clubes da Série A. Essas pausas foram introduzidas para garantir um descanso adequado aos atletas, fundamental para o bom desempenho durante a longa temporada.
Com essas mudanças, a CBF espera não apenas atender às demandas dos clubes, mas também proporcionar aos torcedores uma competição mais estável e de maior qualidade ao longo de 2025.
- Like
- Digg
- Del
- Tumblr
- VKontakte
- Buffer
- Love This
- Odnoklassniki
- Meneame
- Blogger
- Amazon
- Yahoo Mail
- Gmail
- AOL
- Newsvine
- HackerNews
- Evernote
- MySpace
- Mail.ru
- Viadeo
- Line
- Comments
- Yummly
- SMS
- Viber
- Telegram
- Subscribe
- Skype
- Facebook Messenger
- Kakao
- LiveJournal
- Yammer
- Edgar
- Fintel
- Mix
- Instapaper
- Copy Link