A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realiza, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, uma campanha de conscientização e educação no trânsito em praças e locais de grande movimentação da cidade. O objetivo da ação é aproximar a população dos serviços de trânsito e chamar atenção dos condutores para as consequências de infrações graves como a de dirigir embriagado.
Nesta terça-feira (27), os agentes montaram uma estrutura na Praça 9 de Novembro com uma pista interativa. Utilizando óculos com lentes especiais que simulam a percepção alterada por substâncias psicoativas, os voluntários foram desafiados a completar o percurso. Ao final da atividade, os participantes receberam brindes.
Segundo a agente de Trânsito Andréa Carla, o Simtrans costuma fazer as campanhas logo no começo do ano como alerta específico no período de festas e férias escolares. “Dessa vez o nosso foco é a alcoolemia. Estamos aqui na praça para mostrar ao cidadão, à população, os perigos do uso de entorpecentes nas vias, reforçando a mensagem para o Carnaval: se dirigir, não beba”, afirmou.

O gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Cláudio Azevedo, salientou que as campanhas de trânsito, principalmente aqui em locais abertos e bem frequentados influenciam o comportamento dos motoristas e pedestres. “Queremos trazer uma consciência que, no trânsito, o bem maior é a vida. É suma importância conscientizarmos aqui na praça, trazendo eles para vivenciar na prática com um percurso bem interativo, como é que ele se sentirá caso esteja alcoolizado”, complementou Cláudio.Andréa CarlaRoque BentoCláudio Azevedo
Além das orientações do Simtrans, profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) prestaram atendimento sobre acidentes de trabalho e distribuíram brindes. A ação contou ainda com o apoio das empresas parceiras Yamaha, Protege Mais Proteção Veicular e Faculdade Uninassau.


