Ad imageAd image

Agosto Branco: Campanha de conscientização sobre saúde pulmonar tem início no mirante do Cristo

Conquista News
6 leitura mínima

Na tarde desta terça-feira (12) aconteceu o lançamento oficial da campanha Agosto Branco. Realizada por uma iniciativa do Hospital Samur, em parceria com a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de pulmão.

O evento aconteceu em um dos mais importantes pontos turísticos de Vitória da Conquista, a área do mirante do Cristo, propício para respirar um ar puro, e reuniu pneumologistas, fisioterapeutas, além de demais profissionais e estudantes da área de saúde. Em 2025, o tema da campanha é “Inspire saúde, mova-se, respire melhor”.

Estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Fernanda Maron, a secretária de Governo, Geanne Oliveira, profissionais de saúde da Prefeitura e do Hospital Samur, além da comunidade da cidade. A roda de conversa foi conduzida pela coordenadora de Pneumologia e do Núcleo de Atenção Respiratória do Hospital Samur, Damille Sandes, juntamente com as pneumologistas Natália Paim e Manuela Pierotte, além da subsecretária de saúde, Kalilly Lemos.

O lançamento da campanha foi com a roda de conversa “Pulmões em foco: Prevenção, Conscientização e Movimento pela Vida”, que abordou as novas informações e tecnologias para a prevenção e tratamento do câncer de pulmão. As falas das palestrantes abordaram a importância da disseminação de informações confiáveis e seguras, em um momento histórico que a desinformação tem um potencial de prejudicar a saúde individual e coletiva.

- Anúncio-

Secretária de Saúde, Fernanda Maron destacou a importância da parceria para o fortalecimento da campanha do Agosto Branco. “Ações de conscientização e prevenção do câncer do pulmão são muito importantes, pois é um dos tipos de câncer mais incidentes no nosso país. Estamos falando um pouquinho sobre a doença, sobre a mudança do estilo de vida e o risco que o tabagismo possui nesse tipo de câncer e também a exposição a determinados agentes químicos”.

Diretora administrativa do Samur, Josana Passos Melo apontou para o aumento do tabagismo, principalmente entre a população jovem, como um fator a mais para as campanhas de conscientização. “Hoje em dia, o uso dos cigarros eletrônicos, vapes, está muito alto entre os jovens. Por isso estamos fazendo também campanhas nas escolas para mostrar os riscos do câncer de pulmão. E não tinha maneira melhor de iniciar essa campanha do que aqui no Cristo, um lugar lindo e que permite respirar bem”.

Coordenadora de Pneumologia e do Núcleo de Atenção Respiratória do Hospital Samur, Damille Sandes ressaltou a pertinência de abordar o câncer de pulmão, por ser muito agressivo e o que mais mata no mundo, e destacou as novas tecnologias que surgiram nos últimos anos para auxiliar na prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento.

“É um câncer que está muito relacionado à nicotina, ao tabagismo, então 85% a 90% dos casos vai ter como causa o cigarro, por isso é um câncer que pode ser evitado. Hoje temos exames de rastreamento desse câncer, assim como a gente tem de outros tipos, como o de mama, o de próstata. Na presença de sintomas, nunca achar que é normal tossir com muito tempo, cansar, sentir falta de ar e perder peso, sendo que você não está fazendo nenhuma dieta, nenhum tratamento. Então, com esses sinais, você deve procurar um especialista para fazer uma avaliação”.

A agente comunitária de saúde Georgia Dias aprovou a roda de conversas, que permitiu conhecer mais sobre a doença e seu tratamento. “Eu acredito que é um momento de muita importância porque a gente não tem um conhecimento do câncer de pulmão igual aos outros cânceres, como o câncer de mama, o câncer de colo do útero, de próstata. Então o câncer de pulmão precisa ter uma divulgação maior. Foi um momento importante tanto na minha vida profissional, para eu conseguir passar esses conhecimentos que a gente está aprendendo aqui, como na vida pessoal, pra estar mais atenta”.

Além da roda de conversas, os participantes tiveram atividades de alongamento e respiração com profissionais de fisioterapia e pilates.

O que é o câncer de pulmão?

É um tipo de câncer que se origina nos tecidos pulmonares, geralmente nas células que revestem as vias aéreas. Ele ocorre quando as células dos pulmões começam a se multiplicar de forma descontrolada, formando tumores que podem interferir na função respiratória. Existem dois principais tipos de câncer de pulmão: câncer de pulmão de células pequenas e câncer de pulmão de células não pequenas.

O câncer de pulmão apresenta a maior taxa de mortalidade em todo o mundo e, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres. O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão.

Deixe um comentário

Send this to a friend